Engana-se o empreendedor que pensa que só precisa de ajuda para organizar as informações do seu negócio quando ele já está com uma estrutura empresarial estabelecida. O controle das informações da empresa tem que ser feito desde o começo, pois numa pequena empresa é comum que a cada ano o resultado seja 2, 3, ou talvez 5 vezes maior do que o ano anterior e se você não tiver um parâmetro numérico para analisar se esse crescimento está sendo positivo para a empresa, corre-se sérios riscos de ver sua empresa entrar numa fria.
Nem sempre o crescimento do faturamento por si só deve ser o único indicador de desempenho da empresa. Eu costumo ouvir dos empreendedores quando questiono qual o crescimento da empresa, e eles sem titubear respondem: “minha empresa cresceu 40% em relação ao ano anterior”. Ai eu repito a pergunta, o que você quer dizer com esse percentual, e ele responde “cresceu 40% meu faturamento, ou seja, minha empresa hoje é 40% maior”. Será que essa forma de enxergar a empresa está correta? O crescimento de fato de uma empresa se dá pelo aumento do patrimônio e não pelo simples fato de aumentar a receita.
Esse aumento de receita (faturamento) tem que vir acompanhada de um plano e de controles internos que possam dar a informação necessária para se avaliar se a empresa está realmente no caminho certo. Hoje em dia pode-se aumentar o faturamento e na prática estar reduzindo a margem de lucro da empresa e consequentemente gerando um esforço muito maior e no final o resultado ser o mesmo ou pior do que o anterior.
Não é necessário ter controles tão sofisticados mais um controle básico de fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro), um controle do estoque (compra e venda) e um demonstrativo de resultado já serve de ponto de partida para que o empreendedor possa analisar o resultado do seu trabalho e definir a melhor estratégia para seus negócios.
Nos encontramos amanhã para a próxima dica.
Boa Noite.
Reginaldo Oliveira